As lojas virtuais têm sido uma grande crescente no mercado brasileiro. Mais e mais pessoas aderem diariamente a ideia de ter uma loja virtual, em detrimento da loja física. Os motivos são incontáveis. Tanto os custos, como manutenção, atenção e trabalho se reduzem em relação à percepção de alto lucro.

A estratégia digital atual, portanto, é adotar uma loja na web. A praticidade em vender um produto, trabalhar no marketing deste produto e rentabilizar por meio deste produto é muito maior se comparada a qualquer outra forma de lucrar na web. Ainda diferentemente de uma loja física, por exemplo, a loja virtual está muito mais exposta, a um clique de distância do visitante.

Com a grande adoção, sobressaem-se os erros. Muitos novos empreendimentos acabam pecando gravemente ao abrir uma loja virtual. Para não cometer esses erros de e-commerces e ver seu empreendimento estagnar e consumar no fim, confira os principais e, assim, poder evitá-los:

Pensar no produto e ignorar a marca

Um dos principais erros de e-commerces que nem se percebe que se está cometendo. Esquecer a marca é esquecer a propaganda gratuita que a própria marca terá. É o reconhecimento de imagem e credibilidade descritas. Esquecer da marca e exaltar apenas o produto é o mesmo que enaltecer um cavalo e não ter cela para montá-lo.

Portanto, é preciso cuidar de produto e marca alinhados para oferecer o melhor para o futuro comprador. O marketing digital só terá qualidade e boa execução, caso a marca esteja dentro do que espera, sobretudo, do receptor.

Não dar a devida atenção às fotos dos produtos

Já ouviu o ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Essa frase já clichê do ditado popular é exatamente o que o segundo erro elucida. Não dar a devida atenção às fotos que serão a cara do produto poderá fazer o negócio ruir. Isso porque o comprador só terá a certificação de finalizar o negócio quando ele enxergar o produto em uma foto de qualidade. Como ele não pode ver presencialmente o produto da loja, a foto deve abranger e sanar todas as dúvidas visuais que ele tenha.

As dúvidas visuais, no caso, seriam o que ele vai comprar, como é o produto que ele vai comprar e se o mesmo corresponde com o que é oferecido. Simples. E uma boa foto ajuda muito nisso.

Fazer a pessoa se cadastrar antes de comprar

A exigência de um cadastro antes da finalização da compra é apenas mais um obstáculo. Ou seja, isso pode afastar o potencial comprador apenas pelo desejo de saber informações pessoais do mesmo. Afinal, o mais importante é vender ou saber sobre quem compra?

Saber quem compra é importante, no entanto ter as informações de pagamento e o endereço para a entrega já são o bastante para finalizar uma compra e, assim, lucrar. Dê sugestão ao usuário de se cadastrar após a finalização da compra, mas não exija o cadastro antes da finalização. Isso pode (e vai) afastar potenciais compradores.

Poucas opções de pagamento

Ter poucas opções de pagamento é um grande erro, pois limita o comprador ao que é mais prático ao vendedor. É um terrível e imperdoável erro que muitos e-commerces cometem com medo de arriscar. Afinal, algumas taxas são altas.

No entanto, é preciso ter a ciência de que o tipo de pagamento deve ser cômodo ao comprador, e não ao vendedor.

Não se atentar ao design do site

Um dos principais erros de e-commerces é não ter preocupação com o design do site. O design do site carrega tudo o que diz sobre ele. É necessário atenção para a busca de novos produtos, abranger produtos relacionados e que possam ser de interesses do usuário, assim como a proporção de uma navegação fluída.

O design de um site, além de estar alinhado à marca, também é uma forma do cliente poder encontrar não só o que ele procurava, como também achar o que ele sequer imaginava, mas que era útil para ele.

A partir dos erros, os acertos se sobressaem. Ater-se ao que está errado em outros sites, ajuda com que o empreendedor acerte e tenha sucesso. Seguindo estas pequenas regras, não só sua loja virtual será um sucesso, como o marketing digital da mesma se fará sozinho. Portanto, não cometa estes erros que o seu negócio online decolará!

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